O papel da interatividade no processo ensino-aprendizagem
A psicologia
sócio-histórica, baseada em Vygotsky, preconiza que todo ser humano se
constitui pelas relações que estabelece com os outros. Desde o momento do nascimento
dependemos socialmente uns dos outros, onde, historicamente, recebemos dados e
visões sobre o mundo, de outro lado, podemos construir uma visão pessoal sobre
este mesmo mundo.
Segundo esse
referencial, o processo de ensino-aprendizagem também se constitui dentro de
interações que vão acontecendo nos diversos contextos sociais. Atualmente, com o desenvolvimento das novas tecnologias de
comunicação o espaço da sala de aula teve de ser redimensionado, porém, o
tutor/orientador, deve ser capaz de criar situações de aprendizagem, onde o
aluno seja capaz de explicitar seus conhecimentos de forma espontânea,
traduzindo suas vivências particulares em conhecimento científico. Para que o
espaço de interação presencial e/ou a distância seja acolhedor devem ser
promovidas situações que desafiem o aluno, dando ênfase ao diálogo, à reflexão
e à investigação, valorizando o contexto sociocultural do indivíduo.
Diante
dessa perspectiva, o essencial não é a tecnologia, e sim uma pedagogia baseada
na interatividade, na participação, na cooperação e na troca de experiências entre
os envolvidos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário