domingo, 16 de setembro de 2012


O papel da interatividade no processo ensino-aprendizagem
A psicologia sócio-histórica, baseada em Vygotsky, preconiza que todo ser humano se constitui pelas relações que estabelece com os outros. Desde o momento do nascimento dependemos socialmente uns dos outros, onde, historicamente, recebemos dados e visões sobre o mundo, de outro lado, podemos construir uma visão pessoal sobre este mesmo mundo.
Segundo esse referencial, o processo de ensino-aprendizagem também se constitui dentro de interações que vão acontecendo nos diversos contextos sociais. Atualmente,  com o desenvolvimento das novas tecnologias de comunicação o espaço da sala de aula teve de ser redimensionado, porém, o tutor/orientador, deve ser capaz de criar situações de aprendizagem, onde o aluno seja capaz de explicitar seus conhecimentos de forma espontânea, traduzindo suas vivências particulares em conhecimento científico. Para que o espaço de interação presencial e/ou a distância seja acolhedor devem ser promovidas situações que desafiem o aluno, dando ênfase ao diálogo, à reflexão e à investigação, valorizando o contexto sociocultural do indivíduo.
Diante dessa perspectiva, o essencial não é a tecnologia, e sim uma pedagogia baseada na interatividade, na participação, na cooperação e na troca de experiências entre os envolvidos.

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