Os sete saberes necessários à educação do futuro segundo Edgar Morin.
- Conhecimento;
- Conhecimento pertinente;
- Identidade humana;
- Compreensão humana:
- Incerteza;
- Condição Planetária;
- Antropo-ético.
Edgar Morin “expõe problemas centrais ou fundamentais que permanecem totalmente ignorados ou esquecidos e que são necessários para se ensinar no próximo século.”: As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão; Os princípios do conhecimento pertinente; Ensinar a condição humana; Ensinar a identidade terrena; Enfrentar as incertezas; Ensinar a compreensão; A ética do gênero humano.
Defende a importância de se considerar erros e ilusões que podem ocorrer na transmissão de informação. Onde é destacado os erros em vários aspectos e ilusão. A educação deve estar atenta aos erros, ilusões, cegueira do conhecimento.
Concordo com a crítica de Morin, pois o conhecimento se dá a partir do momento que ele tem significado, ou seja é “decodificado ”conforme a vivência, experiência de cada um.
Sobre o conhecimento pertinente, temos que dizer que não é a quantidade de informações de dão sozinhas um conhecimento pertinente é mais a capacidade de colocar o conhecimento no contexto. Erramos quando ao ensinar privilegiamos o cálculo e esquecemos os fatores como aspectos humanos, sentimento, paixão, desejo, temores e medos segundo Edgar Morin.
Dentro desse contexto, devemos trabalhar para construir uma Escola Cidadã cujo objetivo é preparar o cidadão para o mundo, viabilizando a sua cidadania, ensinando-o a respeitar e ser respeitado, ouvir e ser ouvido, respeitando suas diferenças e valorizando as habilidades de cada um.
Esse texto foi elaborado de forma colaborativa por: Décio, Idalina, Rúbia e Suely
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