segunda-feira, 30 de julho de 2012




Os sete saberes necessários à educação do futuro segundo Edgar Morin.

  1. Conhecimento;
  2. Conhecimento pertinente;
  3. Identidade humana;
  4. Compreensão humana:
  5. Incerteza;
  6. Condição Planetária;
  7. Antropo-ético.




Edgar Morin “expõe problemas centrais ou fundamentais que permanecem totalmente ignorados ou esquecidos e que são necessários para se ensinar no próximo século.”: As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão; Os princípios do conhecimento pertinente; Ensinar a condição humana; Ensinar a identidade terrena; Enfrentar as incertezas; Ensinar a compreensão; A ética do gênero humano.



Defende a importância de se considerar erros e ilusões que podem ocorrer na transmissão de informação. Onde é destacado  os erros em vários aspectos e ilusão. A educação deve estar atenta aos erros,  ilusões, cegueira do conhecimento.



Concordo com a crítica de Morin, pois o conhecimento se dá a partir do momento que ele tem significado, ou seja é “decodificado ”conforme a vivência, experiência de cada um.
Sobre o conhecimento pertinente, temos que dizer que não é a quantidade de informações de dão sozinhas um conhecimento pertinente é mais a capacidade de colocar o conhecimento no contexto. Erramos quando ao ensinar privilegiamos o cálculo e esquecemos os fatores como aspectos humanos, sentimento, paixão, desejo, temores e medos segundo Edgar Morin.



Dentro desse contexto, devemos trabalhar para construir uma   Escola Cidadã cujo objetivo é preparar o cidadão para o mundo, viabilizando a sua cidadania, ensinando-o a respeitar e ser respeitado, ouvir e ser ouvido, respeitando suas diferenças e valorizando as habilidades de cada um.

Esse texto foi elaborado de forma colaborativa por:  Décio,  Idalina, Rúbia e Suely

Nenhum comentário:

Postar um comentário